“Vamos começar uma epidemia com esse rap” é a frase que abre a música Grillz, do cantor Nelly, que em 2005 homenageava as próteses de ouro e diamante que são colocadas nos dentes.
No clipe desta música, mais de 70 fotos do adorno de dentes foram exibidas e ainda houve a participação do joalheiro Johnny Dang, que na época vendia por dia mais de 400 coberturas decorativas para dentes por aproximadamente US$ 500 cada.
Embora Nelly tenha captado e transformado em música o momento em que os dentes de ouro estavam no auge entre os rappers, o acessório não era exatamente uma novidade.
Isso porque esse item apareceu, desapareceu e reapareceu algumas vezes ao longo da história da humanidade, conforme civilizações surgiram e caíram em todo o mundo.
E para que você entenda melhor a história desta peça que hoje tem uma representação significativa no universo do rap e entre a comunidade negra, preparamos esse texto completo que rastreia toda a trajetória do acessório para dentes.
Aqui você fica por dentro do surgimento deste item, quem foram as primeiras civilizações e pessoas que o usaram, como ele criou raízes na cultura do Hip-Hop e muito mais!
O que é Grillz?
Grillz é um revestimento, geralmente feito de ouro, prata ou diamantes, que se encaixa em um ou vários dentes.
Essas peças são feitas a partir de um molde dos dentes de quem quer usá-la e na maioria das vezes são removíveis, embora existam peças permanentes.
Do que os Grillz são feitos?
Eles são feitos de materiais como ouro, prata, cerâmica, níquel ou resina. Para artistas, geralmente a peça conta com diamantes e outras pedras preciosas cravejadas.
Mas para quem não quer gastar uma fortuna com este acessório, existem opções que são feitas de metais mais baratos.
Qual a diferença entre Grillz e Caps?
A diferença entre está relacionada ao número de dentes cobertos.
Caps são jóias que cobrem apenas um ou dois dentes e podem abranger a frente e a lateral do dente, ou apenas a faceta (parte mais visível) ou a coroa (que contorna o dente por inteiro).
Já o Grillz (ou grills) são conjuntos de joias dentárias que cobrem mais de dois dentes e devem ser preferencialmente removíveis.
História do Grillz: desde o início por ouro e prata
O primeiro registro histórico do uso do elemento foi na Itália, pelos etruscos, uma civilização que existiu entre 800 aC a 200 aC, antes do Império Romano.
Historiadores encontraram aparelhos de ouro que foram moldados especificamente para cada pessoa e esticados sobre os dentes originais dos povos dessa civilização.
As pesquisas não conseguiram entender se os acessórios eram usados como um adorno ou para fins práticos da época.
Mas acredita-se que envolver o ouro sobre os dentes nesse período tinha muito mais a ver com a estética.
Mulheres foram as primeiras a usar a peça
Os documentos históricos revelam que as mulheres etruscas ricas foram o primeiro grupo de pessoas a usar o item.
Entre elas, os dentes da frente eram removidos para receber essa espécie de aparelho e não eram dentistas que os inseriram nas bocas delas, mas sim um ourives.
Outro fator relevante sobre as mulheres serem as primeiras pessoas a usarem essa peça é que esses dentes de ouro mostravam que elas tinham mais status sociais e direitos civis do que mulheres Gregas e Romanas.
As definições de Grillz foram atualizadas
A segunda civilização que os registros históricos conseguiram captar que usaram as peças de dentes foram os maias, em sua era de 500 dC a 1000 dC.
Entre os maias era comum fazer furos nos dentes e usar uma substância pastosa para prender uma pedra verde de Jade.
Neste cenário, a pedra de Jade no dente também representava status social, uma vez que eram usados pela realeza e por outras pessoas ricas dessa civilização.
Mas entre eles existia um outro motivo além do status social para usar a pedra de Jade no dente: ela simbolizava a agricultura.
Para os maias, o verde representava o crescimento de plantas, sustento e toda a agricultura.
Portanto, essa pedra também servia para lembrar a realeza sobre o seu dever de alimentar a população.
O desaparecimento do adorno entre etruscos e maias
Nas duas culturas, essa decoração dos dentes com itens preciosos parou assim que a população foi dominada por seus colonizadores.
Por exemplo, os maias foram conquistados pelos espanhóis e assim foi deixado de lado o uso desse acessório no dente.
Esse apagamento histórico de uma civilização e de seus costumes por conta da colonização é um dos motivos pelo qual essas joias dentárias se tornaram tão populares na cultura do rap e do Hip-Hop.
E tudo isso começou com imigrantes no Brooklyn, conforme contamos a seguir.
Porque assim é que é, renascendo das cinzas
Entre a década de 1960 e 1970, lugares como Jamaica, Índias Ocidentais, República Dominicana e Vietnã não tinham muito dinheiro para a população ter atendimento odontológico adequado.
Então, naquela época, o ouro era a forma mais barata de preencher cáries, logo, essas populações começaram a aparecer com dentes de ouro e renascer o Grillz por uma questão de saúde bucal, não de moda.
Ainda neste período de 1960 e 1970, as pessoas dessas regiões passaram a se mudar para Nova York, principalmente para bairros periféricos, como Bronx e Brooklyn, trazendo seus dentes de ouro.
E assim, pela boca dos imigrantes desses países, os dentes de ouro começaram a surgir nos Estados Unidos e se tornar uma declaração de moda do estilo de rua.
Portanto, embora esse acessório dentário seja atribuído à cultura hip-hop dos Estados Unidos, a sua popularização entre a nossa civilização é originária dos imigrantes da diáspora africana.
Ruas das periferias: as primeiras passarelas do Grillz
É comum vermos elementos de rua que foram inicialmente criados por pessoas marginalizadas se transformarem em moda entre a elite.
Esse é o caso do streetwear, da cultura do tênis, da bota Timberland, entre outras diversas tendências de moda criadas pela comunidade negra.
E com esse item não é diferente.
Como você viu, a sua popularização entre a nossa civilização é originária dos imigrantes da diáspora africana que estavam se mudando para bairros periféricos de Nova York, como Bronx e Brooklyn.
Após eles aparecerem com os dentes de ouro pelas regiões entre 1960 e 1970, foi ficando cada vez mais comum ver traficantes de drogas, estrelas do bairro e garotos e garotas que queriam estar na moda aderirem as peças de ouro na boca.
Neste período, o Grillz começou a ser uma declaração de moda do estilo de rua e simbolizava de qual bairro era a pessoa que o usava.
E assim como as correntes de ouro e de prata, em pouco tempo os dentes de ouros eram uma febre entre artistas do Hip-Hop que tinham nascido na periferia e carregavam o estilo de seus bairros consigo.
A chegada do Grillz no Hip-Hop
Há um nome extremamente relevante quando falamos do Grillz no Hip-Hop: Eddie “Mouth Full of Golds” Plein.
Em 1980, ele morava no Brooklyn, mas era natural de Suriname (um dos menores países da América do Sul).
Em uma viagem para o seu país, ele quebrou um dente e recebeu uma prótese de ouro para solucionar o problema.
Ao voltar para Nova York com um dente de ouro, Eddie frequentou a faculdade de odontologia e começou a vender essas peças para dentes em uma loja de penhores.
O sucesso foi tão grande que em pouco tempo ele conseguiu abrir sua própria loja no Queens, a Famous Eddie’s. E a lista de clientes de seu estabelecimento incluía nomes como: Jay-Z, Nas e Flava Flav.
Porém, como o acessório estava se tornando uma febre nos anos 1980, Plein começou a ser copiado por outros vendedores que ofereciam as próteses por preços mais baixos, algo que fez com que ele fechasse a sua loja em 1989.
Se quiser falar Grillz, fale com o Nelly
É impossível falar da história do Grillz no Hip-Hop e não citar o Nelly e o seu hit de 2005 em homenagem ao acessório.
Ele foi um dos artistas responsáveis por fazer com que toda população estadunidense visse o ouro nos dentes de rappers.
Depois do seu hit, atores e cantores começaram a usar o adorno no tapete vermelho de premiações, bem como atletas olímpicos os usavam durante cerimônias e meninas ricas do ensino médio os usavam em bailes de formatura.
Foi assim que o acessório começou a passar uma imagem de riqueza e status social americano.
A ideia era carregar o seu dinheiro nos dentes para mostrar aos outros e a si mesmo o quanto era bem sucedido.
Por que rappers usam Grillz?
Para rappers, ter essa peça é um símbolo de riqueza e de sucesso, pois através desse acessório eles ostentam suas joias e o seu dinheiro suado. Aqui é questão que fartura alegra o sofredor.
Além disso, para boa parte dos rappers, o item reflete o seu estilo e identidade pessoal, pois eles são personalizados de acordo com os seus gostos.
Existe também a ideia de que enfeitar os dentes com essa prótese demonstra lealdade à comunidade do Hip-Hop e homenageia os artistas do passado que popularizaram essa tendência.
Anos 2000: o ano de ouro do ouro nos dentes
Se nas décadas de 1980 e 1990 os dentes de joias estava caminhando para o sucesso, nos anos 2000 ele alcançou seu auge e, mais uma vez, vale destacar a importância do videoclipe de sucesso do rapper Nelly que foi indicado ao Grammy.
Foi a partir deste momento que o ouro nos dentes passou a ser usado para ostentar, autoexpressar e até mesmo enviar mensagens.
E também foi nesse período que ele começou a fazer parte da cultura pop.
Do pop à apropriação
Madonna, Miley Cyrus e Katy Perry são alguns nomes da cultura pop que passaram a usar o elemento em clipes e eventos, como o Met Gala.
E como o acessório tem raízes fortes na cultura negra e periférica, era comum ver essas artistas serem acusadas de apropriação cultural ao usá-lo.
Porém, essas acusações não adiantavam muito, pois em pouco tempo as grades dentárias estavam em desfiles de alta costura e em revistas de moda, mas geralmente em corpos de pessoas brancas.
Todo esse movimento fez com que pessoas negras apontassem que o ouro nos dentes era mal visto e do gueto até que pessoas brancas usassem. O famoso ghetto until proven fashionable.
Pérolas negras: artistas que usam o acessório
Alguns artistas negros que usam o Grillz são:
- Lil Wayne;
- Jay-z;
- Beyoncé;
- Nelly;
- Kanye West;
- Rihanna;
- Quavo;
- Jorja Smith;
- Ice Cube;
- Lizzo;
- Erykah Badu;
- Fly Girls;
- Nicki Minaj;
- Cardi B;
- Young MA;
- Megan Thee Stallion;
- Rico Nasty;
- A$AP Rocky;
- Travis Scott;
- Karol Conka;
- Pimp C;
- Big Daddy Kane;
- Slick Rick;
- Snoop Dogg;
- Djonga;
- Mc Cabelinho.
Espalhando a palavra do Grillz nos dias de hoje
Atualmente, o item ainda é bastante popular entre estrelas do rap e do Hip-Hop, bem como entre artistas do universo pop.
Alguns nomes ganham destaque quando o assunto é manter essa tradição viva na cena, como Lil Wayne, A$AP Rocky e Travis Scott.
Já no cenário da moda, o adorno é amplamente aceito, marcando presença em semanas de moda de alta costura e entre modelos renomadas, como Bella Hadid e Cara Delevingne.
E agora, qual o significado do Grillz?
O significado do Grillz para pessoas negras ou que estão inseridas e vivem a cultura do Hip-Hop é manter viva uma parte de suas raízes, como uma expressão autêntica de seus antepassados.
Mas é claro que não podemos deixar de lado o fato de que esse acessório ser feito de ouro, diamantes, jade, rubis, safiras, prata ou qualquer outro metal raro ou pedra preciosa, também dá a ele o significado de um símbolo de riqueza e status social.
E o significado deste símbolo de riqueza e de status social é algo que abrange tanto pessoas negras ou pertencentes à cultura Hip-Hop, bem como modelos, influenciadores, atletas, fashionistas, entre outros artistas do universo pop.
Qual o Grillz mais caro de todos os tempos?
É o da Katy Perry, avaliado em 1 milhão de dólares e usado para o clipe de Dark Horse.
A lista de Grillz mais caros da história segue com:
2. Lil Pump, cerca de US$ 1.000.000
3. Key Glock, US$ 560.000
4. Birdman, US$ 500,000
5. Quavo, US$ 250,000
6. Gucci Mane, US$ 250,000
7. Moneybagg Yo, US$ 200,000
8. Lil Wayne, US$ 150,000
9. Pharrell Williams, US$ 100,000
10. Trippie Redd, US$ 50,000
Como ter meu próprio Grillz?
Para você ter o seu próprio item, é fundamental que você conte com alguém que entenda sobre impressões dentárias, moldagem, fundição, polimento por fusão e métodos de design para ter um item de qualidade.
É imprescindível que essa peça seja extremamente bem moldada a sua arcada dentária, pois o item deve encaixar milimetricamente na anatomia do seu dente para ficar bem preso.
Isso porque, caso o acessório não tenha um encaixe perfeito, você corre o risco de ter resto de alimentos presos entre a peça e o seu dente.
No mais, antes de fazer o seu próprio dente de ouro, vá ao dentista para realizar uma limpeza e a remoção de qualquer problema bucal que você possa ter, como tártaro ou cárie.
Quem faz um Grillz?
Cerca de três profissionais fazem um acessório:
- dentistas, para o molde;
- equipe de laboratório de fundição de metais, para a confecção da joia;
- ourives, para a finalização.
Como cuidar do Grillz?
A primeira dica para cuidar do ornamento é ter uma peça que seja removível e usá-la, no máximo, por 4 horas ao longo do dia.
Se você ultrapassar esse limite de horas existe um risco de deslocar a articulação temporomandibular, que trata-se da principal conexão entre a mandíbula e o crânio.
Perguntas frequentes
Quanto custa um dente de Grillz?
Um dente assim custa em torno de R$ 700,00, mas o preço pode variar de acordo com o material usado, a complexidade do design, a reputação e a localização do joalheiro ou dentista que realiza o procedimento.
Quem usa Grillz?
Qualquer pessoa pode usar, embora esse acessório seja comumente usado por artistas e famosos.
Pode comer de Grillz?
Não, não pode comer ele. Esse acessório deve ser removido a cada alimentação e não deve ser usado por mais de 4h seguidas ao dia.
Onde surgiu o Grillz?
Ele surgiu na civilização etrusca e depois apareceu na civilização maia. Mais tarde, o acessório ressurgiu em lugares como Jamaica, Índias Ocidentais, República Dominicana e Vietnã e virou uma febre quando pessoas dessas regiões migraram para bairros pobres de Nova York, como Brooklyn e Bronx.
Para que serve o Grillz?
Ele serve para que pessoas negras ou pertencentes à comunidade do Hip-Hop mantenham viva uma parte de suas raízes, como uma expressão autêntica de seus antepassados. Mas ele também serve para demonstrar riqueza e status social.
Como usar o Grillz?
Ele deve ser usado com uma estrutura de metal que é fixada nos dentes com um molde. Além disso, o acessório pode ser removido a qualquer hora e seu uso não deve ser definitivo.
Quais os riscos de usar Grillz?
Os riscos de usá-lo envolvem o encaixe errado da peça e a falta de higiene por parte de quem usa. Entenda mais abaixo.
Encaixe errado
O primeiro risco de usar o acessório envolve o encaixe errado do acessório.
Caso esse encaixe não seja bem feito, é possível que exista um acúmulo de placa, algo que prejudica a saúde do dente.
Ainda há o risco de que o dente seja desgastado para ter um eixo de inserção que possibilite a colocação da peça, algo que danifica o dente.
Falta de higiene
O segundo risco de usar essa peça diz respeito à falta de higienização da boca, mesmo no caso de peças removíveis.
Isso porque a boca fica com áreas retentivas e a higienização pode acabar comprometida, afinal, pode acontecer da área reter alimento e placa.
O resultado são algumas doenças periodontais, como doenças gengivais que podem levar a uma inflamação e até mesmo a perda do dente.
Brilho eterno de um Grillz
A história do Grillz tem diversas camadas, como você pode ver ao longo desse artigo.
As suas raízes estão diretamente ligadas com uma civilização que existiu antes de Cristo e, posteriormente, pelos maias, uma civilização que foi completamente apagada por colonizadores espanhóis.
O acessório ressurgiu como uma opção de cuidado bucal para pessoas pobres de lugares como Jamaica, Índias Ocidentais, República Dominicana e Vietnã.
Quando os indivíduos dessas regiões migraram de seus países para Nova York em busca de uma vida melhor, eles disseminaram o item como uma tendência em bairros periféricos.
Ou seja, o que temos aqui é um acessório que foi ressignificado como sinal de extrema pobreza para um símbolo de status e de poder em sociedade.
E nessa virada de chave e de ressignificação, o movimento do Hip-Hop teve um papel importantíssimo, com grande foco no rapper Nelly.
Por fim, podemos concluir que o item é uma peça repleta de significados para a cultura negra, periférica e do Hip-Hop.
Usá-lo é uma forma de se reconectar com ancestrais e todos aqueles que vieram antes de nós, além de resgatá-lo da apropriação por brancos do universo elitista da moda.
1 Comment