Desfile celebra África no segundo dia de apresentações da London Fashion Week de 2021.
Projetado por um imigrante
A Labrum é uma marca com sede em Londres, fundada pelo estilista Foday Dumbuya, nascido na Serra Leoa. Com o slogan “Projetado por um imigrante”, a missão da Labrum é, por meio de suas roupas, contar as histórias não contadas da África Ocidental e preencher essa lacuna cultural. E foi o que aconteceu no dia 18 de setembro.
Que som é esse?
O desfile apresentado pela Labrum no segundo dia da semana de moda de Londres apresentava a coleção intitulada “O som do movimento”. Com ele, foi celebrado o estilo e a cultura levados para a Grã‑Bretanha por imigrantes caribenhos e africanos durante a década de 1970.
Mãos à obra
Os tecidos que deram vida às roupas apresentadas tiveram a secagem das estampas nos ares de Serra Leoa. Eles também foram criados pelas mãos de participantes da Iniciativa de Desenvolvimento de Habilidades Madam Wokie, um programa com o intuito de melhorar as habilidades das mulheres locais de Serra Leoa e promover uma maior igualdade feminina por meio do empoderamento econômico.
Pensou Labrum, pensou África
O resultado foi uma coleção que mesclou a sofisticada alfaiataria britânica com as cores e estampas vibrantes típicas da África. Praticamente todas as composições desfiladas eram monocromaticas e foram acompanhadas de um turbante na cabeça de todos os modelos negros que integravam o casting.
Medalha de ouro para Foday
Foday Dumbuya, o estilista por trás da Labrum, carrega em seu currículo o mérito de já ter trabalhado com a Nike, como consultor sênior de design e, recentemente, de ter sido convocado pelo Ministério dos Esportes de Serra Leoa para criar os uniformes olímpicos das 16 modalidades que o país competiu.
Leia mais: desfile celebra inventores negros na semana de moda de Nova York.