O desfile em homenagem a inventores negros foi apresentado em Nova York, durante a semana de alta costura de 2021, pela marca Pyer Moss.
Fazendo história
Pela primeira vez na história um estilista negro americano foi convidado pela Federação Francesa da Alta‑Costura e da Moda para apresentar sua coleção na semana de alta‑costura. Kerby Jean‑Raymond, o escolhido, tem 35 anos e é o fundador da marca de roupas masculinas @pyermoss, no mercado desde 2013 e e apresentou um desfile em homenagem a inventores negros.
Homenagem em grande estilo
O desfile em homenagem a inventores negros, apresentado no início de julho, quebrou o estereótipo de seriedade da alta costura e mostrou 25 looks repletos de simbolismos para prestigiar as criações de pessoas negras, geralmente apagadas pela história.
As engenhosidades, como cortinas, tabuleiros de xadrez, semáforo, geladeira, telefone e bicicleta, foram incorporadas às roupas, tornando‑as roupas‑esculturas no corpo das modelos ‑ todas negras também.
Quem inventou o trauma negro?
“Somos uma invenção dentro de uma invenção. Dentro da criação de raça, fizemos escuridão. Desenraizados de casa e colocados em uma terra estrangeira, fizemos cultura”, escreveu o estilista na nota de apresentação do desfile em homenagem a inventores negros, encerrado com uma modelo vestindo uma geladeira com letras de imãs que questionavam: mas quem inventou o trauma negro?
Quem vê looks, vê créditos
Nas fotos do desfile em homenagem a inventores negros, os looks publicados no Instagram também fizeram questão de dar o crédito a cada criador dos itens escolhidos para incorporar suas roupas, além de contar brevemente a história da produção do objeto, como a pistola de água, inventada por Lonnie Johnson, que foi recompensado por sua invenção somente em 2021, após 30 anos do lançamento da criação.
Escolhas sob medida
Além das modelos e dos inventores, Kerby fez questão de que o local do desfile tivesse significado para cultura negra, por isso o realizou na Villa Lewaro, mansão de Madame C.J. Walker, a filha de escravos que fez fortuna ao criar e vender uma linha de produtos para o cabelo de mulheres afro, tornando‑se a primeira mulher a ficar milionária nos EUA, de acordo com o Guinness Book (tem série sobre a história dela na Netflix e vale cada segundo!).
Exemplo de vitórias, trajetos e glórias
Desde sua fundação, a Pyer Moss se consolida como uma marca que luta pelo enaltecimento da cultura e movimento negro. Em seu histórico, além desse desfile em homenagem a inventores negros, ela carrega a coleção American, Also: Lesson 1, que homenageou os cowboys negros do século 19, e também a coleção American, Also: Lesson 3, que homenageou Sister Rosetta Tharpe, cantora negra precurssora do rock.