A moda de Um Maluco no Pedaço deixou um legado, sendo a primeira vez que uma produção de audiovisual dos anos 1990 apresentou o estilo hip-hop em um personagem principal, sem o caracterizar como um homem negro ameaçador por usar este estilo de roupa.
Isso a TV não mostrava
A moda de Um Maluco no Pedaço fez uma quebra necessária de como os personagens negros eram retratados na TV, ou seja, repletos de preconceitos sociais, como a pobreza, vida no gueto e como seres criminosos. E as roupas escolhidas para os personagens tiveram papel essencial nesse rompimento negativo de estereótipos.
Mãos à moda
A construção do personagem de Will foi feita a partir do seu jeito atrevido e engraçado, de um jovem que saiu da periferia da Filadélfia e caiu diretamente na vida de luxo de Bel Air, em Los Angeles.
Estilo raiz na moda de Um Maluco no Pedaço
Por mais que Will fosse obrigado a se encaixar na nova realidade, ele não abandona suas raízes, seja na fala, nos gestos, na personalidade e principalmente nas roupas, o que nos apresenta a composições como blazers com tênis Jordans ou camisas sociais com calças estampadas, grandes marcos da moda de Um Maluco no Pedaço.
Mostrando a que veio
Logo nos primeiros episódios, ao ser enviado para uma nova escola particular, Will já mostra essa fidelidade às suas raízes quando passa a usar o blazer do uniforme ao contrário, uma vez que o forro florido e colorido tem mais a ver com seu estilo do que uma peça formal. Um toque mais que pessoal e original.
Black style da cabeça aos pés
Muito do que era usado por Will na época consagrou a moda entre pessoas negras:
- jaquetas colegiais
- chinelos com meias
- cores neon nas roupas
- meias em tons vibrantes
- boné usado na lateral
- tênis Jordans
- shorts de nylon
- camisetas largas com estampas de grafismo
- looks com color block (composições com cores vibrantes em todas as peças usadas),
- roupas com listras coloridas
- macacão jeans.
Não aprendi a dizer adeus (às tendências dos anos 90)
Toda essa vivacidade nas roupas deram uma mão para a construção do personagem alegre e criativo que Will deu vida, além de ter criado tendências que se tornaram febre entre as crianças negras dos anos 1990 e são itens fashions usados principalmente pela população negra até os dias de hoje, mostrando o poder que a moda de Um Maluco no Pedaço tem atualmente.

Quem é top (model) sempre aparece
Por fim, o reflexo da moda de Um Maluco no Pedaço nos anos 1990 na série foi visto também nas aparições de Naomi Campbell e Tyra Banks, modelos que estavam no auge de suas carreiras e foram convidadas a fazer episódios especiais, mais uma vez tirando do centro da narrativa pessoas negras com estereótipos negativos e as colocando em boas posições sociais.
